sábado, março 17

Resolvendo Conflitos

Conflito é inevitável em relacionamentos pessoais.
É humanamente impossível viver em harmonia total com os outros o tempo todo. Jesus disse a seus discípulos como resolver disputas entre crentes (Mateus 18:15-20). Paulo resolveu o seu conflito com João Marcos, que havia surgido entre a primeira e segunda viagem missionária (Atos 15:36-41). João alertou os cristãos a não odiarem uns aos outros (1 João 4:20-21).
A Bíblia nos mostra vários passos para resolver conflitos e desfazer desentendimentos entre pessoas:
1. Adverte-nos a encarar o conflito – reconhecer sua existência e aceitar o seu impacto. Cristo aconselhou os seus discípulos a ir imediata e diretamente até a pessoa e discutir a ofensa cometida (Mateus 18:15). Outras pessoas deverão ser solicitadas a mediar o conflito somente se o mesmo não puder ser resolvido entre o ofendido e o ofensor (Mateus 18:16-17).
2. Instrui-nos a resolver o conflito com o perdão – colocar o desentendimento para trás e prosseguir em harmonia assim que ele tenha sido resolvido. Evódia e Síntique foram encorajadas a substituir a sua amargura por gentileza e viver em harmonia pacifica, regozijando-se no Senhor. (Filipenses 4:2-7).
3. Encoraja-nos a ir além do conflito – Paulo resolveu o ressentimento contra Marcos e procurou oportunidades de trabalhar com ele no ministério (compare Atos 15:36-41 com 2 Timóteo 4:9-11).
Jesus lembrou os fariseus do maior dos mandamentos – amar ao Senhor e amar o seu próximo (Mateus 22:37-40).
O desejo de Deus é que vivamos em harmonia. Devemos resolver o conflito com outras pessoas substituindo a discórdia pelo amor. A ênfase não é punitiva, mas redentora (2 Coríntios 2:5-11; 2 Tessalonicenses 3:14-15).
Fonte : http://ibc.org.br/cr/ Adaptado “A Bíblia da Mulher” – pág. 1527

E temos ainda a possibilidade de um auto conhecimento nos Grupos de Apoio e de Passos . Venha e se permita conhecer mais , nos Encontrões , Toda Sexta , à partir das 19:30 h.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...