sábado, março 31

A reabilitação funciona?


Estudos mostraram que os grupos dos 12 passos
ajudam a diminuir o comportamento dependente

A reabilitação funciona?

O objetivo da reabilitação é a abstinência total, e é baseado nisso que se mede sua eficácia. Durante décadas, foram realizados inúmeros estudos sobre quão bem os tratamentos de reabilitação funcionam, e o que eles mostraram é que o tratamento mais eficaz é uma combinação de diferentes tipos de tratamento.

A utilização da Terapia Comportamental Cognitiva juntamente com medicamentos, por exemplo, garantiu taxas de sucesso maiores do que qualquer um dos dois métodos por si só. Talvez a combinação mais eficaz seja um regime de tratamento que consiste em um programa de tratamento (interno, externo etc.) em conjunto com a participação em um programa dos 12 passos, além de sessões semanais de terapia, individuais ou em grupo.

Um estudo realizado em 1994, chamado de Target Cities Project (Projeto Cidades-Alvo), mostrou que as pessoas que passavam por um programa completo de tratamento de dependência, participavam de um programa semanal dos 12 passos e iam a uma sessão de terapia por semana tinham  87% de chance de estar em abstinência após o final do tratamento.

Esse estudo mostra que os programas dos 12 passos e terapia desempenham um papel importante na reabilitação de um dependente. Mesmo entre os desistentes que participaram das reuniões semanais dos 12 passos e das terapias cinco vezes por semana, a taxa de abstinência ficou em 74%. Por outro lado, os que completaram o programa de tratamento e não foram às reuniões dos 12 passos, mas participaram das sessões de terapia cinco vezes por semana, tiveram uma taxa de abstinência de 62% [fonte: American Journal of Drug and Alcohol Abuse (Jornal Norte-americano do Uso de Drogas e Álcool)].

Outro estudo descobriu que uma pessoa que participou de quatro grupos ou sessões dos 12 passos a mais e de uma sessão de terapia individual a mais por mês do que outra pessoa teve 40% a menos de chance de recaídas [fonte: NIDA (Instituto Nacional sobre o Abuso de Drogas)].

O tempo gasto em um programa de tratamento também afeta a probabilidade de sucesso. Três meses é a duração mínima recomendada para um programa de tratamento para se ter as melhores chances de alcançar a abstinência no futuro. Também há outros fatores que mostraram tornar a reabilitação mais eficaz. Problemas psicológicos coexistentes, como um distúrbio de ansiedade ou depressão, devem ser tratados em um programa que lida, conjuntamente, com a dependência e com o distúrbio.

Essa abordagem é especificamente importante no tratamento de distúrbios compulsivos, como o vício em sexo e distúrbios que levam à ingestão excessiva de comida. Esses tipos de vício costumam ser resultado de um distúrbio psicológico subjacente relacionado. Vários casos de vício em jogo também ocorrem em conjunto com problemas de abuso de substâncias  e ambas as questões devem ser tratadas simultaneamente.

Também é amplamente aceito que a reabilitação atinge seus melhores resultados se o paciente estiver disposto e pronto a interromper seu vício. Estudos recentes sobre presidiários que foram forçados a programas de tratamento no presídio mostraram que a reabilitação na prisão pode não só levar à abstinência após a soltura como também diminuir as taxas de reincidência criminal (a repetição de um crime após já ter sido punido por ele). Como resultado, a confiança nos programas de tratamento involuntário tem aumentado. Em alguns estados dos EUA, foram organizadas "cortes de drogas" nas quais os juízes podem sentenciar os réus a programas de tratamento em vez da prisão. Em 2004, o Judiciário indicou 36% de americanos que receberam tratamento.

Alguns programas de tratamento não tradicionais também apresentam impressionantes taxas de sucesso. O Programa Judas Tadeu, da St. Jude Treatment House, em Nova York, diz ter conseguido uma taxa de sucesso de 65% com seu programa exclusivo.

Apesar do sucesso demonstrado por alguns programas de tratamento, a reabilitação ainda não está disponível para um grande número de pessoas. Em contraste com os 3,9 milhões de americanos que receberam tratamento em 2005, estima-se que mais 20 milhões precisem de tratamento e não o recebam [fonte: Dept. of Health and Human Services (Depto. de Serviços Sociais e de Saúde)]. Uma das principais razões pelas quais as pessoas não procuravam tratamento era o custo da reabilitação.
Fonte :http://saude.hsw.uol.com.br/reabilitacao4.htm

Mas além de tudo isso , para nós , que temos um Poder Superior chamado Jesus Cristo , tudo fica ainda mais fácil .
Estamos iniciando hoje uma nova jornada no caminho dos 12 Passos , às quintas( 20:00 às 22:00 ) e aos sábados ( 08:00/10:00 h. ) . Quem quiser vir junto , é muuuuito bem vindo !! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...