terça-feira, março 13

Controle do Estresse


Refém do relógio?
Use o tempo a seu favor e tenha menos stress - Por Mariana Teodoro

A falta de tempo é uma das principais queixas no mundo moderno. E não é pra menos. São tantos os compromissos, atividades e obrigações que é difícil dar conta de tudo sem se estressar. Mas por outro lado, com um pouco de disciplina e força de vontade, é possível manter o tempo nas suas mãos. Veja abaixo as dicas do psicólogo Reginaldo Aguiar para que você não se torne um refém do relógio e possa viver uma vida com menos stress:
Faça uma agenda – Embora pareça desnecessário, manter uma agenda é imprescindível para quem quer organizar melhor o tempo. Anotar todos os compromissos, horários e datas, ajuda a visualizar melhor a programação diária, semanal e até mensal. “Colocar no papel o que você precisa fazer é uma forma de estruturar e equilibrar melhor as atividades e o tempo para a realização delas. Além disso, a agenda cria uma condição de motivação para conquistar seus objetivos”, diz Reginaldo.
Priorize – Escolher e se ater ao que é de fato importante para sua vida significa ganho de tempo. “Quem consegue priorizar atividades nas diversas áreas da vida também ganha mais controle da ansiedade porque aumenta seu poder sobre a situação”, afirma o psicólogo. 
Peça ajuda – Essa dica parece simples, mas muitas vezes a pessoa acha mais fácil abraçar o mundo do que pedir apoio a um colega de trabalho, amigo ou familiar. “Até mesmo pedir uma informação ou um conselho é importante para ganhar conhecimento e, consequentemente, tempo”.
Mantenha o foco – Muitos fatores podem dispersar o tempo. E é por esse motivo que é tão importante manter foco nos objetivos diários. “Dá muito trabalho seguir um ideal e ao mesmo tempo saber driblar os contratempos e o desânimo. Por isso, focar nos seus objetivos é fundamental para controlar melhor o tempo”.
Faça agora – Não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje é um ditado que se aplica muito bem a quem procura administrar melhor o tempo. Se você tem uma tarefa importante, comece já. Procrastinar um afazer, ou seja, deixar para depois pode gerar angústia e desânimo.
Use a tecnologia a seu favor - Aprenda a usar algumas ferramentas do computador, como planilhas de contatos e dispositivos de lembretes, e aproveite as novas tecnologias móveis para administração do tempo, como os aplicativos de celular.
Esqueça a TV – Usar o seu tempo livre longe da TV é outra dica. Fazer atividades que proporcionem prazer, como ler um livro, cozinhar ou fazer uma caminhada é melhor do que deitar no sofá para assistir televisão, pois no segundo caso, a impressão que fica é a de que o tempo passou e você não fez nada realmente prazeroso e saudável. 
Seja assertivo - Conseguir expressar suas ideias, opiniões e sentimentos de maneira contundente e sem ofender os outros de certa forma também ajuda a ganhar tempo. “Aprender a dizer não em algumas circunstâncias, ser objetivo em momentos oportunos e não se responsabilizar por tarefas alheias podem otimizar o tempo no seu dia”, aponta o psicólogo. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...