segunda-feira, julho 29

Vamos nos conectar ?


Todos se comunicam, poucos se conectam. É o título do livro de John Maxwell. E que contribui e muito para essa construção.
Um outro título que tenho lido no momento é “derrubando as paredes do meu coração” de Bruce Thompson. Ambos tem me ajudado muito a no dia a dia me ver melhor, e ver melhor o outro. É comum crescermos com uma idéia de quem somos, construída pelos nossos familiares, amigos, e por nós mesmos (desejos de querer ser de tal forma). No livro de Thompson, vi que existe os falsos profetas em nossas vidas : professores, parentes, amigos, que ao longo de nossa história nos perceberam como “x” ou “y” e assim nos titularam. Crescemos acreditando nessa crença, e boa parte das vezes a incorporamos ao comportamento. Outras vezes, não concordando, não absorvemos a forma de ser, mas nos sentimos menos – julgados. E isso já leva a uma mexida na auto-estima, tão preciosa para qualquer ser humano.
Me questiono, porque nos contentamos em apenas nos comunicar com as pessoas, inclusive as que são importante para nós? Porque não nos conectamos com elas? para Maxwell, a habilidade de se conectar com outros começa com a compreensão do valor das pessoas.
Dessa forma, façamos um exercício mental : das pessoas que são mais importantes pra mim, quantas delas, de fato eu compreendo quais são seus valores? (isso porque eu posso pensar que sei, baseado no que eu projetei de mim mesmo nela – ou no que me contaram dela – ou no que ao longo desses anos, eu me dispus a observar na superficial comunicação exercida (lembrando que comunicação não é conexão). Uma pergunta que de cara parecia fácil, se mostrou nem tanto…
E ai tento responder a minha pergunta anterior : somos impacientes e egoístas. Temos prazer em passar horas falando sobre nós mesmos, mas se a pessoa com quem estamos, faz o mesmo – dificilmente não voamos no pensamento – seja para organizar uma fala que iremos pronunciar, seja por que simplesmente cansamos de ouvir – ou seja, EGO não é? uma vez que se a pessoa em foco não sou eu, me distraio. 
Nesses casos, fica claro que existe comunicação. E não conexão. Pois conexão é quando você tem interesse no outro, em saber o que ele pensa, o que ele sente, o que representa “valores” para ele. E com isso, nós passamos a conhecer de fato o outro, e a aprender com esse conhecimento – aprender a lidar melhor com essa pessoa, a saber em que aspectos me reconheço nela… para isso é necessário coragem! De mudar o padrão formatado desde a infância que nos fez ser como somos, vontade de ser uma pessoa mais inteira pra si e pro mundo e desejo de ligar-se ao outro.
Não a toa a conexão com Deus passa a ser algo tão difícil para alguns. Se com as pessoas que convive comigo, eu não me ligo-conecto. Imagina com um ser sobrenatural o qual não vejo, não sinto, não se conecta comigo nos cinco sentidos básicos?
Quero aprender mais a me conectar, comigo e com o outro : Significado de Conexão - s.f. Ligação de uma coisa com outra; união. Nexo. Relação de dependência.
Desejo a vocês : dias, meses, anos.. de conexão! Consigo e com o próximo.
Deus os abençoem!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...