segunda-feira, maio 23

Dependência Digital - Por Rodrigo Cavalcanti

"Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações."Pv21.2 Palestra Dependência Digital -Apresentada por Rodrigo Cavalcanti no dia 20/Maio em nosso Encontrão .

Um breve histórico ...
A Internet foi criada em 1969, com o nome de Arpanet, interligava apenas quatro computadores de universidades nos Estados Unidos, e durante muito tempo ficou restrita à área acadêmica.
No Brasil, a Internet chegou por volta de 1988, para auxiliar nas pesquisas universitárias, e sua operação estava subordinada ao Min.da Ciência e Tecnologia .Mas foi somente a partir de 1995,que a Embratel,por meio da autorização do Min.das Telecomunicações, disponibilizou seu acesso para o uso comercial.

No Século XXI ....

Em 2010, se uma pessoa parasse para assistir, em sequência, todos os vídeos carregados no Youtube não levaria nada menos que 1000 anos.

Não existe um perfil formal para o dependente de internet, mas algumas características em comum. No Brasil, como nos Estados Unidos, no entanto, é constatado um grande número de pessoas acima dos 50 anos dependentes da internet.
“Mas, atendemos pacientes dos 12 aos 75 anos de idade. Quanto à classe social, não existe privilégio. Hoje em dia você pode, com R$ 1, acessar a internet em qualquer lan-housedo país”.Cristiano Nabuco de Abreu,
psicólogo do Hospital das Clínicas de SP.

Casos
Mães matam filhos enquanto jogam FARMVILLE


Outubro 2010 - Alexandra jogava o popular Farmville, game da rede social Facebook, e como seu bebê de três meses chorava sem parar, a mãe o teria chacoalhado algumas vezes. Segundo Alexandra, Dylan teria batido a cabeça durante a agressão e morrido em decorrência do ferimento.


Dezembro 2010 - Uma jovem de 27 anos foi presa em Cheonan, na Coreia do Sul, acusada de matar seu filho de três anos. A polícia acredita que Kim estrangulou a criança porque ela urinou no chão enquanto a mãe jogava um game na internet.


Jovem cai do 7º andar e morre ao tentar produzir foto para o Facebook


Um australiano morreu depois de cair do sétimo andar de um prédio. A polícia atribuiu a queda a um novo fenômeno do Facebook chamado “pranchar” (planking).
Basicamente, isto significa deitar com o corpo esticado – como se você fosse uma prancha – em algum lugar inusitado, e postar a foto de você fazendo isso no Facebook. Parecia divertido… até semana passada.

Problemas correlatos

Cuidado....
Como em qualquer atividade que dá prazer, é preciso muito cuidado, pois o risco de se viciar é enorme.  Assim como outras dependências — álcool, drogas e jogos — a ‘Dependência Digital’ pode tornar a pessoa refém e, por tabela, fazê-la perder o controle da própria vida.
Qual é o limite?
Desonesto--> Honesto
Antiético--> Ético
Desumano-->Humano

Dependente --> Usuário limpo

Desdobramentos :
A dependência digital provoca :

Compulsão
Depressão
TOC (transtorno obsessivo-compulsivo)
Agitação
Irritabilidade & Perda de sentimentos e perturbação
A perturbação está ligada às preocupações com a rede, com o tempo em que está on-line, com a percepção de sua necessidade de permanecer na internet, o distanciamento de amigos e familiares e ainda com o refúgio que a rede lhe proporciona diante de problemas.
O refúgio (#vidaEmCristo)
Nossa vida em Cristo deve ser a mesma, protegidos ou não pela frieza do monitor, o mouse e do teclado



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...