terça-feira, maio 3

Luto - Por que perder dói tanto?

O sentimento de perda é uma experiência que todos nós passamos pelo menos uma vez na vida.
Mesmo assim, é um processo difícil porque na maioria das vezes não sabemos como administrar os diversos sentimentos vividos nesse momento.


O luto é uma reação vital, inerente à condição humana é uma reação à perda de algo que afetivamente era importante.
O luto não é vivido apenas em casos de morte, mas também quando ocorre alteração em diferentes circunstâncias da vida:
• Profissional-perda de emprego, mudança de cargo;
• Afetivo - término de namoro, fim de uma amizade;
• Saúde - doença, acidente.
A característica inicial do processo de luto são as relembranças da perda, aliadas ao sentimento de tristeza. A pessoa revive constantemente as lembranças do objeto perdido, pode chorar com freqüência e, às vezes, é acometida por sentimentos como raiva, desamparo, solidão e angústia .  A vivência do luto costuma se apresentar  em fases:
1. Negação
2. Raiva
3. Barganha
4. Depressão
5. Aceitação

Negação -  é uma reação de resistência ao choque e a profunda dor. A pessoa pode se sentir atordoada
ou emocionalmente adormecida. O discurso baseia-se em:“não, eu não merecia isso”“porque isto aconteceu?” “porque eu não evitei?” “Isto não pode estar acontecendo”. É o início do luto e a fase de maior
sofrimento.

Raiva- Acontece um período de revolta, de grande agitação e ansiedade pelo que foi perdido.
• Nesse estágio, a raiva sentida pode se voltar tanto para Deus como para qualquer pessoa. Pode-se culpar a si mesmo, médicos e enfermeiros, amigos e familiares e até mesmo a pessoa ou coisa que se perdeu.

Barganha – começa uma tentativa desesperada de negociação com a emoção ou com quem se acha ser o culpado.O discurso passa a ser: “prometo ser uma pessoa melhor se ele voltar”“serei mais atencioso se tiver o emprego de volta”“em outro hospital terei diferente diagnóstico”.

Depressão - O foco principal são as datas comemorativas(aniversário, ano novo, etc.), que povoadas de fortes lembranças provocam crises de choro, momentos depressivos, e estado de agitação, é geralmente seguido de períodos de grande tristeza, isolamento e silêncio.

Aceitação - Com o tempo, as fases são ultrapassadas gradativamente. A depressão chega ao fim e a mente busca novos assuntos. O sentimento de perda nunca desaparecerá por completo, mas será administrado de forma que seja possível continuar e seguir em frente.


Quando, por qualquer razão, não se faz a passagem pelas diferentes fases do luto, o ser ferido fica agarrado a uma relação que já não existe e não consegue construir uma vida verdadeira e nova.
 
Luto Patológico:

1. A pessoa nem entra em processo de luto, age como se nada tivesse acontecido, não se permitindo sentir nenhuma dor. O problema é que o sofrimento fica reprimido e um dia pode se romper de forma intensa e abrupta ;

Ocorre quando a pessoa não consegue sair do luto.A pessoa não é capaz de se recuperar da perda, não se desfaz do que faz lembrar o que se perdeu, não consegue retomar suas atividades diárias.


A duração do processo de luto varia de acordo com as características pessoais de cada um, do laço de afetividade com a pessoa ou objeto perdido e da forma como aconteceu a perda...
 
Apesar de ser um processo muito difícil, a dor não deve ser negada: é só vivendo a dor que a pessoa pode superar o luto. Dessa forma, ao contrário do que muita gente pensa, falar sobre a perda é fundamental.
 
O luto é assim, um tempo obrigatório entre duas fases da vida: aquela que deixamos porque nos separamos de algo ou alguém significativo e aquela que virá depois de termos vivido a perda, e que será completamente diferente da precedente.

Por Danielle Steffanello | E-mail: dsteffanello@hotmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...