terça-feira, abril 23

Você é um bom ouvinte?



TORNE-SE UM OUVINTE MELHOR

Cresci acreditando que era um bom ouvinte. E embora tenha me tornado um ouvinte melhor nos últimos dez anos, tenho que admitir que sou, ainda e apenas, um ouvinte adequado.
Ouvir efetivamente é mais do que simplesmente evitar o péssimo hábito de interromper os outros enquanto falam, ou terminar as frases por eles. É se sentir feliz ao ouvir plenamente o pensamento de outrem, em vez de aguardar, impaciente, sua oportunidade de responder.

De certa maneira, a maneira como falhamos como ouvinte revela muito sobre como vivemos. Frequentemente tratamos a comunicação como se estivéssemos numa corrida. É como se nosso objetivo fosse não permitir qualquer intervalo entre a conclusão da frase da pessoa com quem estamos falando e o início de nossa frase. Minha mulher e eu estávamos, recentemente, num café, almoçando, de ouvidos sintonizados nas conversas à nossa volta.Parecia que ninguém estava realmente prestando atenção ao que os outros falavam; o que eles faziam era alterar períodos em que um não escutava o que o outro dizia. Perguntei a minha mulher se eu costumava fazer o mesmo. Com um sorriso nos lábios ela declarou: “ Só de vez em quando."

Diminuir seu ritmo de resposta e tornar-se um ouvinte mais aplicado o ajudará a se tornar uma pessoa mais pacífica. Alivia a pressão. Se você pensar a respeito, verificará que dispendemos uma quantidade de energia desmesurada e muito estresse quando ficamos na ponta da cadeira, tentando adivinhar o que a pessoa à nossa frente ou ao telefone ) dirá, para que sejamos os mais ágeis na resposta. Mas, quando você espera que a pessoa com quem está se comunicando acabe, ou simplesmente ouve mais atentamente o que está sendo dito, perceberá que a pressão sobre você se alivia. Você imediatamente se sente mais relaxado, e as pessoas com quem está falando, também. Sentem-se seguros diminuindo o ritmo de suas próprias respostas porque sentem que com você não há competição pela pausa de respiração!

 Tornar-se um ouvinte melhor, não só faz de você uma pessoa mais paciente, como também melhora a qualidade de suas relações. Todo mundo adora conversar com alguém que realmente ouve o que se está dizendo .
Livro : Não Faça Tempestade em Copo D`Água – Pág - 91


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...