Pessoas que você talvez conheça
Ver tudoPessoas que você talvez conheça
Feed de Notícias
Orçamento financeiro na criseImagino que já aconteceu com você, ir fazer mercado, comprar os mesmos itens e a conta a ser paga no caixa ser bem mais cara. É claro vamos diminuindo as quantidades e até a qualidade , simplesmente por ter percebido que o dinheiro não não estava dando, quanto mais sobrar pra um extra. Se olharmos ao nosso redor , vamos perceber que grande parte das pessoas estão como nós, no mesmo barco. As saídas são mais escassas ou mesmo os encontros passaram a ser em casa ou na sala de amigos cada um levando a sua contribuição. Estamos todos alterando nossos hábitos pra nós reajustar na nova realidade.
As contas estão saindo do azul e pra que não haja descontrole, é hora de fazer um novo orçamento doméstico , refletir antes de realizar alguma compra e fazer perguntas Chaves: eu realmente preciso? Posso passar sem esse item? Penso em comprar apenas por "vontade de comprar"?
Ao fazer o orçamento é preciso rever, adequar-se à nova realidade deve-se rever os planos de trocas de carro (taxas altas) , viagens de laser para o exterior( valor do dólar) trocando por uma viagem pelo nosso lindo país.
De acordo com especialistas em finanças, é necessário uma organização para poupar dinheiro mesmo em meio a uma crise
“As pessoas estão num momento de reduzir gastos, se adaptando à alta da inflação. E é isso mesmo que deve ser feito, já que o poder de compra do brasileiro diminui. No entanto, dentro do pacote de ‘reorganização das finanças’ é fundamental também incluir a reserva para imprevistos e para a aposentadoria, garantindo um futuro mais tranquilo”, explica José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz.
A crise não deve ser usada como causa de deixar de honrar seus compromissos e/ou dívidas , ela pode ser até uma OPORTUNIDADE para que você possa procurar seus credores e fazer uma boa renegociação com descontos , taxas e prazos bem atrativos.
Como fazer um orçamento
1- Planejamento financeiro – Faça uma lista dos ganhos e despesas. Durante um mês, pelo menos anote tudo.
2- Avalie a situação – O ideal é as despesas fixas não ultrapassarem 50% do rendimento liquido e que as dividas fiquem limitadas a 30%.
Reveja todos gastos com serviços ( internet, TV cabo,celulares, academias, salões, manicures etc procure pacotes , qualquer desconto ajuda
3- Corte Gastos: Identifique os excessos, que geralmente representam 30% das despesas, e faça cortes; evite gastos invisíveis
4- Fuja das dividas: Prefira economizar para comprar à vista ou parcelar pelo menor período possível. O valor das prestações não deve ultrapassar os 30% do rendimento. Mas se você já tem dívidas é necessário maior controle pra que passa honra-las
5- Prepare-se para imprevistos -reserve parte do salário para o surgimento de qualquer imprevisto além das despesas anuais que são altas como como IPVA, IPTU , material escolar, etc. O ideal é que seja feita uma poupança todo o mês para quitar essas despesas que são anuais.
6- Tenha metas: Estabeleça objetivos curtos, médios e longo prazo. Periodicamente, reveja-os e faça as reformulações necessárias. Evite compras por impulso, cuidado com as idas a shopping e magazines lá estão sempre muitas "liquidações e promoções"
7- Poupe: Guarde no mínimo 10% do seu rendimento liquido e invista sempre.
Uma boa dica é sentar com toda a família e traçar metas que todos juntos poderão ajudar a realizar.
Lembre-se ninguém nasce sabendo fazer um Orçamento e como controlar as finanças mas toda e qualquer pessoa pode aprender e viver com as contas ajustadas podendo dormir tranquilo por que a felicidade combina com
Você.
Caso precise da ajuda de uma planilha mande um e-mail pra cr.recife@gmail.com que enviaremos uma simples e de fácil
Entendimento .
Adriana Fontes filha amada de Deus
Fonte: Correio 24 horas
Portal Meu Bolso Feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário