quinta-feira, agosto 27

Esperança



Para lembrar:
1. Não importa qual seja a nossa situação, sempre existe esperança. Porém, a esperança deve ser colocada em Deus.
“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:7).
2. A esperança é mais do que uma atitude mental positiva. É o olhar confiante que possibilita ver além da realidade visível.
“Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?” (Romanos 8:24).
3. A fonte da verdadeira esperança é Jesus Cristo, que nos une a Deus.       
“Estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Efésios 2:12, 13).

sexta-feira, agosto 7

GRUPOS DE PASSOS

O Celebrando a Restauração, carinhosamente chamado de CR, tem sido muito bem-sucedido na libertação de vidas com os mais diversos tipos de adicções. E qual a razão para o sucesso? Seria a leveza pela qual os encontros são levados a termo? Seria a não intromissão invasiva na vida do participante? Seria a transparência de quem compartilha suas lutas? Ou o processo metódico desse ministério maravilhoso?
Acho que um pouco de cada um deles, mas encontrei um diferencial claro em relação aos demais grupos de recuperação, que também são excelentes: a existência do Grupo de Passos. E, para aqueles que estão iniciando o contato com o CR, qual o significado dessa expressão? Em resposta, dizemos que são grupos fechados que se reúnem semanalmente, por um período de seis meses a um ano, com o número máximo de doze participantes do mesmo sexo e com o objetivo de compartilhar de forma dirigida sobre suas vidas e dificuldades. De forma dirigida, sim, porque há lições e temas para os quais os participantes devem se preparar, respondendo a perguntas e compartilhando suas respostas e experiências com o grupo. Este, por sua vez, não julga quem está expondo, apenas ouve. E não fica só nisso: na medida em que há o compartilhar, consequentemente há o aprendizado com a experiência do outro, ajudando na libertação daquele que está ferido. Dessa forma, cria-se um forte laço de amizade e mutualidade entre todos.
E, além disso, há a entrega de todas as nossas dificuldades ao nosso poder superior: Jesus Cristo, que faz o que nós não conseguimos fazer, ou seja, liberta-nos dos vícios, adicções e dificuldades de tantos anos.
Sejamos bem realistas: nem todos serão libertos, seja porque não se aprofundam no compartilhar ou porque desistem. Além disso, muito raramente nos deparamos com casos de libertação instantânea, como que por milagre. A libertação de adicções de tantos anos está bem associada com a figura do agricultor, que planta e espera pacientemente o tempo da colheita.
Obviamente, há casos em que haverá recomendação para atendimento médico do participante. Para essas situações temos encorajado as pessoas a fazê-lo, pois não adentramos a searas que não são as nossas. O participante também não está obrigado a nada. Se desejar, pode e deve fazê-lo. Ele é livre, contudo deve sempre lembrar que para ser curado deve lançar mão dos recursos disponíveis, inclusive a medicina.
Em conclusão, tenho visto muitas pessoas que fizeram o Grupo de Passos, com as mais diversas necessidades, terem uma qualidade de vida bem melhor: deprimidos, solitários, aflitos, irados, drogados, compulsivos, intolerantes ao óbvio, dentre tantas outras, têm recebido cura e alívio mediante a ação de nosso poder superior, Jesus Cristo. Dessa forma, você é muito bem-vindo para o CR e para os Grupos de Passos, pois, como dizemos, “se você precisa mudar, o problema é seu, mas se você quer mudar, o problema é nosso!”
Pr Dino Wanderley

segunda-feira, agosto 3

Nossa maior Esperança


                          
A verdadeira esperança não se restringe a uma atitude positiva; é muito mais que ser otimista. Nem tampouco está baseada nas sedutoras promessas dos chefes e políticos. Na realidade, não existe ação ou pessoa que possa acender uma esperança estável em nosso coração.
Então, onde encontra-la?  Existe algum segredo? Qual a fonte de tão alta virtude?  Será algo utópico falar de esperança? Ou se pode alcança-la? Ao longo dos tempos, as pessoas têm depositado suas esperanças em outras pessoas, em filosofias e políticas, para depois ficar desencantados, frustrados. Em nossa vida passamos por muitas dificuldades e esquecemos da existência e misericórdia de Deus. É Nele que devemos depositar a verdadeira e única esperança. Ele é a fonte da vida e da salvação, que transforma vidas.
Convido você a conhecê-lo! Você descobrirá o Amigo mais maravilhoso! Abra o seu coração e deixe o amor de Deus entrar em sua vida. Tudo se encherá de Esperança.
Quando, no caminho da vida, a carga é pesada e temos dificuldade para continuar, convém relembrar que também temos ao nosso lado um companheiro forte e vencedor: Jesus, o Filho de Deus. Ele pode tirar de nosso coração toda carga, toda dor, toda frustração, todo fracasso… Ele nos alivia o peso da vida e nos enche de renovadas esperanças. Ninguém pode nos ajudar tanto como esse Amigo!

sexta-feira, julho 3

Valores de um trabalho em Equipe.




1. O “EU” DEVE TORNAR-SE “NÓS”
A forma de pensar que nos leva a dizer “o que eu ganho com isso?” deve se transformar para “o que nós ganhamos com isso?”. Se a equipe quer vir a ser tudo o que Deus deseja que seja, cada membro precisa colocar seu próprio eu e amor próprio em cheque. Cada pessoa que integra uma equipe precisa estar continuamente orando e pedindo a Deus para nos ajudar a renunciar ao nosso individualismo.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos. Jo 13:35
Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Rm 12:10

2. SER PARTE DA SOLUÇÃO
É muito importante que cada integrante da equipe não seja apenas comprometido com Deus e com os objetivos do Ministério, mas também com a equipe como um todo. É muito fácil identificar e focar nos problemas do ministério. Mas é preciso que cada membro da equipe esteja comprometido e encorajando o grupo a olhar além dos problemas e oferecendo soluções construtivas. E não apenas com palavras, mas com ações!
Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Hb 10:24
Pelo contrário, enquanto esse "hoje" de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. Hb 3:13

3. SABER OUVIR
Deus nos deu dois ouvidos e só uma boca por uma razão. Para sermos membros de uma equipe eficaz que se comunica aberta e honestamente uns com os outros, precisamos ouvir uns aos outros. Quando um integrante da equipe está compartilhando uma nova idéia ou apresentando uma sugestão, precisamos manter nossas bocas fechadas e nossas mentes abertas. Não há maneira melhor de demonstrar nosso amor e consideração para com o outro do que ouvindo-o!
Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Pv 2:2
Irmãos, peço, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção. 1 Co 1:10

4. ACEITAR AS DIFERENÇAS
Devemos agradecer a Deus por ter criado cada um de nós de forma única. Como seria chato e desestimulante se todos fossem iguais. Não precisaríamos ser uma equipe. Os diferentes dons e talentos que cada membro agrega à equipe é o que a torna eficaz. Podemos não concordar sempre com tudo o que cada membro da equipe faz ou diz, mas ainda assim precisamos amá-lo e celebrar nossas diferenças.
Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. Rm 12:4-5
Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora. 1Tess 5:11

5. BUSCAR A COOPERAÇÃO
Não há lugar para estrelismo numa equipe. Jesus nos diz, em Mateus 20:28, “Eu não vim para ser servido, mas para servir ...” Devemos ser imitadores de Cristo. Quando somos competitivos, estamos apenas interessados em servir a nós mesmos. Quando somos cooperativos, estamos comprometidos em servir à equipe e aos outros. Devemos celebrar às vitórias uns dos outros e nos apoiar mutuamente em nossas lutas e dificuldades.
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios a seus próprios olhos. Rm 12:16
Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único? Jo 5:44

6. BUSCAR A EXCELÊNCIA
Deus não exige perfeição de nós. Mas, espera que busquemos com afinco a excelência em tudo o que fazemos como Seus discípulos, inclusive, como membros de uma equipe. O Senhor e as pessoas que Ele traz ao CR merecem nada menos que o nosso melhor.
Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. Jo 12:26
E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos. Rm 14:18

7. COMPREENDER QUE ERROS SERÃO COMETIDOS
Precisamos entender que todos podemos cometer erros, por isso não devemos julgar nem penalizar os integrantes da equipe, quando isso acontecer. Quando erros acontecem, a equipe precisa avaliar o que deu errado, porque e como agir corretamente na próxima vez. Se não for permitido errar, haverá pouco ou nenhum crescimento. Se as pessoas tiverem medo de “chutar a bola fora”, nunca “marcarão gol”.
Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga. Tg 4:11
Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês. Ef 4:32

8. PRESTAR CONTAS
Todos nós, enquanto membros de uma equipe, precisamos prestar contas de nossas vidas e processo de restauração, de preferência, para outro membro da equipe, respeitada a regra de ser do mesmo sexo. A prestação de contas é uma proteção para nós, contribui para união da equipe, nos ajuda a manter o foco nos objetivos do ministério e a perseverar na nossa restauração.
Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o AMOR faça com que vocês sirvam uns aos outros (Gl 5:13), sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5:21).

9. HONRAR UNS AOS OUTROS
Este talvez seja o valor mais importante de todos. Não importa qual seja a área de serviço na qual os integrantes da equipe servem, todas são importantes. Seja na logística, recepção, cantina, ou na liderança, cada um que serve é tão valioso quanto o outro. Aos olhos de Deus todos são iguais!
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa (Mc 9:41), pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas (1Co 12:14).

terça-feira, junho 23

Ontem, hoje e amanha



Ontem,hoje e amanhã

Há dois dias em cada semana que não devem preocupar-nos.
Dois dias que não devem causar-nos nem preocupações e nem medo.
Um é o ontem. Com os seus erros e inquietações, com suas fraquezas e desvios, com suas penas e atribulações.Ontem se foi para sempre e já está fora do nosso alcance.Nem sequer o poder de todo o ouro do mundo poderia nos devolver-nos o ontem. Não poderemos apagar nem mesmo uma palavra do que dissemos ontem.ontem se foi para não voltar.
O outro dia que não deve preocupar-nos, é o amanhã com suas possíveis adversidades, dificuldades, eventualidades com suas promessas ou decepções. O amanha está fora de  nosso alcance imediato. Amanha sairá o sol para resplandecer no céu claro ou para esconder-se atrás de densas nuvens, porém sairá. Até que não venha, não podemos contar com o amanha, pois, todavia o amanha estar por nascer.
Só nos resta um dia, o Hoje.Qualquer pessoa pode confrontar as eventualidades de um só dia, e manter-se em paz. Quando agregamos as cargas dessas eternidades, o ontem e o amanha, é que nos confundimos e nos preocuparmos. Não são as coisas de hoje que nos deixam loucos.
O que nos enlouquece e nos lança ao abismo é a lembrança ou a amargura do que aconteceu ontem e o medo do que virá amanha. De modo que nos conformemos em viver somente um dia de cada vez para nos manter-nos saudáveis e felizes.
SÓ POR HOJE!.

Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo 8.36

Participe do Celebrando a Restauração todas as sextas feiras na PAES a partir das 20:00hs

quarta-feira, junho 10

Compromisso





(Isaías 6:8) - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
O Profeta Isaias assumiu um compromisso muito sério diante de Deus, e sabemos que ele foi fiel até o fim naquilo que se propôs a fazer, e nós? Estamos sendo hoje fieis naquilo que nos propomos a fazer?A bíblia diz que quem deseja o episcopado excelente obra deseja, (1 Tm. 3:1)
Mas para trabalhar em qualquer área de liderança na igreja é necessário ter algumas qualidades. Para um cristão exercer bem o seu ministério tem que ter algumas condições de caráter a saber: capacitação, submissão, e responsabilidade.

>CAPACITAÇÃO= Saber fazer
>SUBMISSÃO= Obedecer no fazer
>RESPONSABILIDADE= fazer bem e coerentemente o que se sabe fazer.

Sem qualquer uma dessas  qualidades, jamais alguém será um líder completo, pois, de nada vale saber fazer se não fizer com responsabilidade, ou seja, saber, mas não estar presente na hora em que se precisa fazer, ou pior, saber, estar presente na hora de fazer, mas não querer obedecer a ninguém para fazer, e quando quer fazer tem que ser do seu próprio jeito...
 Se juntarmos essas condições básicas ou características, teremos uma só: COMPROMISSO

                                           O QUE SIGNIFICA COMPROMISSO

Segundo o dicionário, a palavra compromisso quer dizer: “Obrigação ou promessa mais ou menos solene” o que implica em firmar um programa de intenções que se pretende cumprir.
Mas muitas vezes vemos na igreja, pessoas assumindo cargos e logo depois por motivos fúteis ou inexplicáveis, abandonam o compromisso, com melindres por que alguém talvez as tenha criticado ou não as tenha entendido, largam tudo, sem perceber que estão frustrando pessoas que confiaram e que apostaram nelas. Devemos lembrar que ao assumimos um compromisso na igreja, estamos firmando um acordo na presença de Deus. Está escrito na palavra de Deus em: (Jr. 48:10a) “maldito o homem que fizer a obra do Senhor fraudulosamente”.
Fraude é falsificação e adulteração, é como comprar uma coisa e receber outra, a falta de compromisso frauda a confiança dos irmãos que confiaram em tal pessoa.

E você? Tem honrado os seus compromissos?
Segundo a palavra de Deus se não podemos cumprir é melhor não firmarmos um compromisso (Eclesiastes 5:5) – “Melhor é que não votes do que votares e não cumprires”.
O servo de Deus deve estar ciente que o seu compromisso é primeiramente com Cristo. Ele serve a igreja porque se comprometeu com cristo, serve aos irmãos porque Cristo o ensinou assim, assume posições, porque Cristo o capacitou para isso. Quando se comprometeu o fez sempre com oração e ação de graças, como pode sem mais nem menos, descumprir sua parte no acordo? Como pode por melindre ou vaidade abandonar tudo?
 Alguns usam a desculpa que seu cargo é sem relevância, sem importância, que não fará falta alguma... Ora, a palavra diz que quem não é fiel no pouco, não é fiel no muito e quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito (Lc. 16:10)
 Portanto se você assumiu um compromisso com Deus e com a sua igreja, Jamais rompa esse compromisso, mas procure cumpri-lo  Você já parou para imaginar  o que seria de você se Jesus não tivesse levado a sério o compromisso que tinha com o Pai a respeito da sua salvação? (Mt. 26:39)
Se você firmou um compromisso com Deus siga em frente, não olhe para trás (Lucas 9:62) -  “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.

Olhe para o alvo e siga em frente! (Colossenses 3:2) -  “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”.

Seja fiel no seu trabalho para o Senhor, pois ele não é vão. (I Corintios 15:58) – “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

Dc. Roberto Basílio.
    Reflita e responda:

O que significa ser comprometido com Deus?
 
Você é comprometido com Deus?
 
1) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE RENÚNCIA
"Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo" (Lc 14:26,27).
a) Renúncia do Eu
b) Da carne (desejos pecaminosos)
c) Do pecado
d) Dos meus projetos pessoais

2) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE DISCIPLINA
a) Disciplina da oração – Lc 18:1
b) Disciplina na meditação na palavra
c) Disciplina do jejum
d) Disciplina da consagração
e) Disciplina no enchimento do Espírito Santo - Ef 05:18
f) Disciplina na comunhão com o corpo (igreja) - Rm 12:1-12

3) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE PERSEVERANÇA
a) Precisamos vencer o cansaço
b) Vencer a comodidade
c) Os falsos sentimentos
d) A falsa espiritualidade
e) As condições adversas.

4) O QUE DETERMINA O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS
a) O nosso amor a Jesus - Jo 15:13
b) O nosso desejo de exercitar os dons que recebemos
c) A consciência do nosso chamado - Jo 15:1-4,16; Mt 28:19,20.

Conclusão: Até que ponto você é comprometido com Deus?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...