sábado, março 27

.:. Orientação para o Jejum .:.

.......................................... ORIENTAÇÕES PARA O JEJUM


Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento. : Joel 2:15-16
Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava,para nos humilharmos diante do nosso Deus,a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós , para nossos pequeninos,e para a nossa fazenda .. 23 Nós, pois jejuamos , e pedimos isto ao nosso Deus ; e ele atendeu às nossas orações . Ez 8:21 , 23

Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Is 58:6-7

O profeta Isaías escreveu a respeito do jejeum que Deus deseja , nós cremos que Deus ao ouvir nossas orações e ver a aflição de nossas almas , irá cuidar de nós . Ele ouvirá a oração que colocarmos diante dEle . Cremos que Ele fortalecerá nossas fraquezas e libertará os cativos pelos quais intercedermos . Ele livrará opressão e nos abençoar[á para que abençoemos a outros . Apenas teremos que crer .

Quem deve jejuar ?
Todos no corpo de Cristo devem jejuar eventualmente.

Quando devemos jejuar ?
Os cristãos não são instruídos a jejuar em nenhum momento específico , Esta decisão é feita com base nas convicções e nas necessidades individuais . Eventualmente os cristãos se juntam em grupos de jejum em momentos importantes . A quaresma é tradicionalmente um período de reflexão e contrição e também usado para jejum entre os cristãos . Quem desejar jejuar muitos dias integralmente deve consultar seu pastor e também um doutor , nem todos podem ou devem realizar longos períodos de jejum .

Onde jejuamos ?
Quando possível é bom jejuar e orar em lugares retraídos onde possa sugerir também reflexão . Em nosso dia a dia , poucos podem fazer desta maneira . Por isso geralmente escolhemos uma refeição para jejuar e devemos também ter um momento especial na presença de Deus em oração . Além disso , use algo para estar sempre lembrando seu período de oração e jejum .

O que jejuamos ?
Jejuar de fato significa abster de todo tipo de alimento líquido ou sólido e apenas beber água , a água não é alimento e tem a simbologia de purificação . A Bíblia descreve alguns tipos de jejum :

Regular – ( Ne 1:4 ) Mostra um jejum pela restauração de Jerusalém ;
Absoluto – ( Ez 10:6 ) Abstinência total de alimento e água por um determinado período ( Ez 10:6 ) , não bebeu água nem se alimentou ... Et 4:16.Ester instrui um jejum total por 3 dias ( At 9:9 ) Paulo faz o mesmo . Quando observamos um período longo como o de Moisés ( 40 dias ) devemos entender como algo sobrenatural , pois um homem morreria se abstendo de água durante este período .
Jejum Parcial – Uma restrição na dieta ao invés de uma total abstinência . Dn 10:3 ; Dn 1:9

Como nós jejuamos ?
- Resista a tentação de ser indulgente com você mesmo com comida excessiva logo antes de iniciar o jejum . È melhor iniciar a se curvar previamente essa é uma batalha de auto disciplina .

- Interrompa o tomar chá ou café alguns dias antes do jejum se ele inclui estas substâncias , isso pra que a cafeína posa estar fora de seu sistema . Isso pode ajudar a evitar dores de cabeça quando você estiver se abstendo sistematicamente destes compostos .

- Logo antes e após o jejum , coma frutas secas e sucos naturais , ou frutas secas . Ajudará também comer aveia ou algo leve , para que seu organismo funcione levemente .

- Adicione uma colher de chá de mel e uma de limão na água durante o período do jejum . Isso ajuda a dissolver mucos e a liberar as toxinas para fora de seu sistema .

- Entre em seu jejum com uma atitude positiva de fé sem a qual Hb 11:6 diz , é impossível agradar a Deus . Busque a Deus intensamente e ordenadamente durante o Jejum . Você terá as escrituras e deve esperar que Deus fale ao seu coração .

- Coloque objetivos para o jejum . Escreva-os , escreva também diariamente suas reflexões , o que Deus lhe falou , faça um esquema de horário para estar em oração , leitura , etc... Leia outros livros , artigos , escute fitas , caminhe , etc... . è importante estar disponível para que Deus possa lhe falar através de muitas opções .

- Tenha tempo suficiente para ler a Bíblia , isso é muito importante ;

- Não permita nenhum desconforto físico para convencer você a abandonar o jejum . Às vezes dores de cabeça , náuseas , etc... são sinais de que o corpo está sendo também ,limpo, além do benefício espiritual . Todos sabemos que o jejum é algo positivo para o corpo , sendo na medida correta .

- Não se preocupe com a regularidade de seu sistema . O movimento intestinal cessará com algum tempo de voltará logo após o final do jejum .

- Busque o conselho médico - Se você tem uma doença tipo diabete ou outra que possa causar problemas eleja jejuns parciais . Mulheres grávidas e idosos também deve buscar a orientação médica se têm dúvidas e devem também ser orientados a jejum parcial .

- Pessoas que estejam aquém de seu peso normal , percebem que o jejum ajuda a remediar o processo digestivo deficiente . Elas percebem que seu peso volta ao normal após a prática do jejum em períodos prolongados . Aparentemente , alimentação excessiva e perda de peso andam juntos devido ao mal ajustamento da capacidade do corpo de assimilar alimentos . Às vezes após o jejum estas pessoas percebem que ganham peso apesar de comer menos .

- Uma pastilha de menta dissolvida na língua ocasionalmente poderá ajudar na respiração

- Você pode beber água , o quanto desejar, deixe sue desejo lhe guiar neste particular . Se você mantém água em garrafas de metal , coloque uma fatia de limão para retirar o gosto metálico .

- Claro que você deve esperar perder algum peso . Pessoas perdem diferentes quantidades de peso de acordo com seu próprio peso corporal .

! Não aparente fisicamente que você está jejuando ( Mt. 6: 16-18 )

Como quebramos o jejum ?

Você será tentado a fazer uma grande refeição quando chegar a hora de quebrar o jejum . Isso pode ser ruim e pode lhe fazer até mal , especialmente após um longo período de jejum . Porque seu corpo pode não estar pronto para administrar grandes quantidades de comida .

Ao invés disso , quebre o seu jejum gradualmente . Comece com uma refeição que seja leve e facilmente digestível . Isto vai acalmar sua fome , então tenha cuidado para guiar seu apetite por alguns momentos . Isso é uma grande façanha de auto disciplina . Al comida se foi por um período e agora está voltando aos poucos .

Texto traduzido e adaptado Convenant Community Church
Road Ft.Walton Beach , Fl 32547 – Rev. Miguel Uchoa


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...