segunda-feira, junho 6

Razão X Emoção

Razão X Emoção

Desde os primeiros anos de vida somos doutrinados para sermos racionais, objetivos, resolutivos e outras coisas que aos poucos vão construindo em nossas mentes a percepção equivocada de que emoções são coisas negativas, improdutivas, que nos enfraquecem e atrapalham nossos pensamentos, projetos e ações. Sem perceber vamos nos tornando juízes e réus dessa (ir)racionalidade e passamos a viver numa luta doentia para esconder nossas emoções e ao mesmo tempo sabemos que não temos como apartá-las de nossas vidas. Muitas pessoas tem suas emoções tão “demonizadas” e desprezadas que só conseguem sorrir ou dançar, por exemplo, se beberem para “destravar”.

Cada um de nós é indivisível, inteiro, complexo. Não existe um “eu” racional e um “eu” emocional. As falácias do “não misture sua vida pessoal com a profissional” ou “separe bem o que é razão e o que emoção” não passam de expressões de cunho meramente teórico, pois na vida real as emoções e a razão se fazem presentes 24 horas por dia, 365 dias por ano, quer queiramos ou não. O que acontece em um aspecto de nossas vidas certamente repercutirá no outro.

Exageros e distúrbios, tanto racionais quanto emocionais, podem e devem ser avaliados e tratados com a devida atenção, mas em tudo o que fazemos, por mais racional que possa parecer, existe uma carga emocional igualmente fundamental, seja ela consciente ou não. Até em nossos sonhos e orações nossas emoções e razão se pronunciam, independentemente de idade, gênero, profissão, classe social, estado civil, etc.

Busquemos então a sabedoria e a felicidade que só uma vida equilibrada é capaz de nos trazer, compreendendo e utilizando o melhor de nossa razão e de nossas emoções, no trabalho e no lazer, sozinhos e com a família e amigos. Afinal, “Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar..." Eclesiastes 3:2-4

Que a graça e a misericórdia de Deus estejam sempre sobre a vida de todas as pessoas.
Por Reynaldo Pitanga, servo amado do Senhor.
No CR Você pode obter esse equilíbrio quando trabalha os problemas e traumas advindos dos desequilíbrios entre razão X emoção.
Inscrições abertas para novos ciclos de passos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...