sexta-feira, julho 3

Valores de um trabalho em Equipe.




1. O “EU” DEVE TORNAR-SE “NÓS”
A forma de pensar que nos leva a dizer “o que eu ganho com isso?” deve se transformar para “o que nós ganhamos com isso?”. Se a equipe quer vir a ser tudo o que Deus deseja que seja, cada membro precisa colocar seu próprio eu e amor próprio em cheque. Cada pessoa que integra uma equipe precisa estar continuamente orando e pedindo a Deus para nos ajudar a renunciar ao nosso individualismo.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos. Jo 13:35
Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Rm 12:10

2. SER PARTE DA SOLUÇÃO
É muito importante que cada integrante da equipe não seja apenas comprometido com Deus e com os objetivos do Ministério, mas também com a equipe como um todo. É muito fácil identificar e focar nos problemas do ministério. Mas é preciso que cada membro da equipe esteja comprometido e encorajando o grupo a olhar além dos problemas e oferecendo soluções construtivas. E não apenas com palavras, mas com ações!
Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Hb 10:24
Pelo contrário, enquanto esse "hoje" de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. Hb 3:13

3. SABER OUVIR
Deus nos deu dois ouvidos e só uma boca por uma razão. Para sermos membros de uma equipe eficaz que se comunica aberta e honestamente uns com os outros, precisamos ouvir uns aos outros. Quando um integrante da equipe está compartilhando uma nova idéia ou apresentando uma sugestão, precisamos manter nossas bocas fechadas e nossas mentes abertas. Não há maneira melhor de demonstrar nosso amor e consideração para com o outro do que ouvindo-o!
Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Pv 2:2
Irmãos, peço, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção. 1 Co 1:10

4. ACEITAR AS DIFERENÇAS
Devemos agradecer a Deus por ter criado cada um de nós de forma única. Como seria chato e desestimulante se todos fossem iguais. Não precisaríamos ser uma equipe. Os diferentes dons e talentos que cada membro agrega à equipe é o que a torna eficaz. Podemos não concordar sempre com tudo o que cada membro da equipe faz ou diz, mas ainda assim precisamos amá-lo e celebrar nossas diferenças.
Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. Rm 12:4-5
Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora. 1Tess 5:11

5. BUSCAR A COOPERAÇÃO
Não há lugar para estrelismo numa equipe. Jesus nos diz, em Mateus 20:28, “Eu não vim para ser servido, mas para servir ...” Devemos ser imitadores de Cristo. Quando somos competitivos, estamos apenas interessados em servir a nós mesmos. Quando somos cooperativos, estamos comprometidos em servir à equipe e aos outros. Devemos celebrar às vitórias uns dos outros e nos apoiar mutuamente em nossas lutas e dificuldades.
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios a seus próprios olhos. Rm 12:16
Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único? Jo 5:44

6. BUSCAR A EXCELÊNCIA
Deus não exige perfeição de nós. Mas, espera que busquemos com afinco a excelência em tudo o que fazemos como Seus discípulos, inclusive, como membros de uma equipe. O Senhor e as pessoas que Ele traz ao CR merecem nada menos que o nosso melhor.
Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. Jo 12:26
E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos. Rm 14:18

7. COMPREENDER QUE ERROS SERÃO COMETIDOS
Precisamos entender que todos podemos cometer erros, por isso não devemos julgar nem penalizar os integrantes da equipe, quando isso acontecer. Quando erros acontecem, a equipe precisa avaliar o que deu errado, porque e como agir corretamente na próxima vez. Se não for permitido errar, haverá pouco ou nenhum crescimento. Se as pessoas tiverem medo de “chutar a bola fora”, nunca “marcarão gol”.
Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga. Tg 4:11
Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês. Ef 4:32

8. PRESTAR CONTAS
Todos nós, enquanto membros de uma equipe, precisamos prestar contas de nossas vidas e processo de restauração, de preferência, para outro membro da equipe, respeitada a regra de ser do mesmo sexo. A prestação de contas é uma proteção para nós, contribui para união da equipe, nos ajuda a manter o foco nos objetivos do ministério e a perseverar na nossa restauração.
Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o AMOR faça com que vocês sirvam uns aos outros (Gl 5:13), sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo (Ef 5:21).

9. HONRAR UNS AOS OUTROS
Este talvez seja o valor mais importante de todos. Não importa qual seja a área de serviço na qual os integrantes da equipe servem, todas são importantes. Seja na logística, recepção, cantina, ou na liderança, cada um que serve é tão valioso quanto o outro. Aos olhos de Deus todos são iguais!
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa (Mc 9:41), pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas (1Co 12:14).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...